sábado, 6 de novembro de 2010

Trombose Venosa Profunda


A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença de alta incidência e um grande problema de saúde, haja vista sua alta morbidade. Afeta pacientes que teriam evolução benigna em cirurgias eletivas, partos, imobilizações Ortopédicas e internações clínicas.
O adequado conhecimento de seus fatores de risco, sinais e sintomas não é exclusivo do cirurgião vascular e angiologista, mas sim imperioso a todas as especialidades clínicas e cirúrgicas. As profilaxias adequadas para cada caso e a instituição precoce da terapêutica diminuem dramaticamente sua incidência e complicações. A mais temida e letal, a embolia pulmonar, é a segunda causa Cardiovascular de óbito nos Estados Unidos. Tardiamente, os transtornos da circulação venosa como manchas na pele, inchaços, varizes, dores e feridas como seqüela da trombose é um grave problema sócio-econômico.
O quadro clínico é impreciso, sendo seu diagnóstico presuntivo comparável a um jogo de “cara-e-coroa”. O paciente pode apresentar dor difusa no membro, de início insidioso, inchaço assimétrico entre os membros inferiores, aumento da consistência muscular da perna acometida e dilatação aguda de veias antes não visíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário