sábado, 6 de novembro de 2010

Hemorragias Digestivas

           As hemorragias digestivas são uma condição que acontece com pouca frequência e a seguir ao exercício físico extenuante, como nas maratonas por exemplo. Embora a sua ocorrência seja rara no comum dos atletas, esta condição é bem mais frequente em atletas de alto nível, especialmente em corredores de longa distância, e que precisão de competir a um nível quase desumano e detrimental para as suas saúdes.
          As hemorragias digestivas surgem sobre a forma de uma anemia sem aparente causa, sendo difícil de diagnosticar, devido às modificações da cinética do ferro e à hemodiluição, que é a diluição anormal da massa eritrocitária do volume plasmático, sendo a primeira acção compensadora a uma hemorragia grave. 
         Aperda de performance desportiva está ligada aos primeiros indícios de anemia ferropénica ligeira, especialmente em desportos aeróbios, onde os resultados obtidos estão muito dependentes do transporte de oxigénio.A gastrite hemorrágica transitória e a colite hemorrágica, são as duas causas mais frequentes para a ocorrência de sangramento. Os atletas de alta competição estão mais propensos a este tipo de condições como as lesões isquémicas no muro do tubo digestivo, devido à intensa vasoconstrição que ocorre durante as corridas de fundo e também devido ao consumo elevado de anti-inflamatórios, que são encontrados em muitos atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário