sábado, 21 de agosto de 2010

Degeneração Celular

          
           É uma alteração celular regressiva.Pode ser caracterizada pelo acúmulo intracelular anormal de uma determinada substância.Esse acúmulo pode ser gerado na aporte,formação,metabolismo ou na eliminação de um célula.Normalmente essas lesões degenerativas são classificadas de acordo com o acúmulo destas substâncias.Portanto,temos classificamente os seguintes acúmulos com as consequências degenerações.

*Água: Degeneração Hidrópica: É uma lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólicos no interior da célula,tornando-se tumefeita,aumentando de volume.Esse essa degeneração por ser reversível quase sempre não traz consequências funcionais muto sérias,a não ser que seja muito intensa.
* Proteínas: Degeneração Hialina: É um acúmulo de material acidófico,vétreo,no interior da célula.Esse material acumulado é indiscutivelmente protéico,mas as alterações que levam ao seu acúmulo variam de caso para caso.
*Muco:Degeneração Mucóide: São conhecidas em duas condições: 1)Uma grande produção de muco pelas células mucíparas dos tratos digestivo e respiratório;2)Pela síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas,as quais geralmente extravassam para o intertício e conferem ao mesmo aspecto de tecido mucóide.
*Triglicerídeos: Esteatose: É a desposição de gorduras neutras no citoplasma de células que normalmente não as armazenam.A lesão é comum no fígado,epitélio tubular renal e miocárdio. 
* Carboidratos: Glicogenoses: É caracterizado pelo acúmulo de glicogênio nas células do fígado,rins,músculos esqueléticos e coração e que têm como causa básica a deficiência de enzimas que atuam no processo de sua degradação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário