terça-feira, 31 de agosto de 2010

Calcificação

          É nome que se da quando os sais (fosfato,carbonatos,citratos e outros) de cálcio são depositados em tecidos frouxos não-osteóides,enrijecendo-os.A calcificação ocorre em condinâmica com vários processos patológicos como necrose e degeneração.
          A deposição patológica de sais de cálcio nos tecidos pode ocorrer sob duas formas:
CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA-> É a mais frequente.Ocorre de maneira mais localizada,em especial no tecido conjuntivo fibroso hialinizado de lesões antigas de progressão lenta,como na parede esclerosados.Ex: Plasma ateromatosas,arteriosclerose de Monckeberg.Ela ocorre também em áreas de necrose antiga e não reabsorvida,como na linfadenite tuberculosa,em infartos antigos,ao redor de parasitas e larvas mortos,na necrose enzimática do tecido adiposo da pancreatite aguda,nos abscessos crônicos de difícil resolção e em trombos venosos crônicos.


 CALCIFICAÇÃO METASTÁTICA->  É a mais disseminada do organismo pois ocorre em várias partes do corpo mesmo não tendo lesão no tecido e decorre de:
1)Absorção aumentada de cálcio no tubo gastrintestinal por exesso de vitamina D,sarcoidose ou hipercalcemia idiopática do lactente.
2) Mobilização excessiva de cálcio dos ossos por imobilização prolongada,osteólise e doença de Paget.
3) Hiperparatireodismo primário ou secundário ou por síndrome paraneoplásica.
   Essa calcificação é originada de uma hipercalcemia.Essa situação pode ser devida à remoção de cálcio dos ossos(comum em situações de cânceres e inflamação ósseas,imobilidade,hiperparatireodismo) ou dieta excessivamente rica desse íon.
Enquanto a calcificação distrófica ocorre de forma localizada,a metastática tende a ser generalizada,embora seja mais comum nos ríns,pulões,coração e parede de artérias.

CONCEQUÊNCIAS E COMPLICAÇÕES.
As consequências da calcificação depende do local e da intensidade da desposição dos sais.Os depósitos de cácio são considerados inócuos e inertes.apesar de permanentes e irreversíveis.A calcificação distrófica geralmente não tem grandes repercussões para o organismo,exeto se atinge valvas cardíacas.A calcificação distrófica pode ser considerada benéfica,uma vez que encera o agente agressor.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Estenose Aórtica..

           A estenose Aótica consiste em um estreitamento ou obstrução da válvula aórtica cardíaca,que passa  não abrir adequadamente,obstruindo o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.Ela não é muito comum.Acontece com mais frequência em homens do que em mulheres,apesar de ser uma doença rara ela é a mais frequênte de todas as anormalidades valvulares,geralmente ocorre pela calcificação das cúspides.
           A maioria dos casos se manifesta na meia idade ou na velhice em pacientes que não apresentam sinais de comprometimento das outras válvulas.A calcificação costuma ser acentuada,sendo em sua maioria responsável pelo processo de estenose.
          Os pacientes com estenose aórtica podem não ter nenhum sintoma até um estágio mais avançado da doença.O diagnóstico da doença pode ser feito quando um médico ouvir o sopro cardíaco e realizar outros exames.



      

Endometriose

           
         A Endometriose é uma das principais causas da infertilidade feminina na atualidade,a endometriose afeta entre 6 e 10% das mulheres entre 25 e 35 anos,e está,em grande parte,ligada ao stress e a conflitos emocionais caracteristicos da vida moderna.
            A principal teoria dessa calesa é que durante a mestruação,células do endométrio tecido que reveste a cavidade uterina e são enviadas pelas trompas para dentro do abdômem,realizando um caminho inverdo.Essa presença de células estranhas no interior pélvis provoca enflamação ,formação de novos vasos sanguíneos,fibrose e distorção anatômica,causando a doença.Estudos comprovam que a Endometriose é uma doença genética.
            A  Endometriose pode surgir no peritônio da região pélvica,nos ovários e no septo existente entre a vagina e o reto.Cada tipo de endometriose tem identidade própria cuja origem difere uma da outra e por isto cada uma merece um tratamento cirúrgico especializado, envolvendo muitos profissionais médicos de várias especialidades. A não observância dos critérios de diagnóstico utilizando-se exames inadequados e profissionais inexperientes poderá levar a cirurgias incompletas e a persistência da doença.

sábado, 21 de agosto de 2010

Apoptose

Principais alterações que ocorrem durante a apoptose
          A apoptose é a via de morte celular que é induzida por um programa intracelular altamente regulado, no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas (caspases) que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas.Esse processo acontece tanto em eventos patólogicos como em eventos fisiológicos.
          A apoptose é um mecanismo útil para manter o equilíbrio interno dos organismos multicelulares, e pode ocorrer fisiologicamente em humanos nos seguintes casos:
1- No desenvolvimento embrionário,
2- Regulação do número de células de um tecido.
3- Renovação celular em tecidos cujas células se renovam constantemente.

4- Em casos de corte no suprimento de fatores de sobrevivência.
4- Apoptose estimulada pelo linfócito T citotóxico.

________**Exemplos Específicos de Apoptose:

Sinalização pela Família de Receptores do Fator de Necrose Tumotal
Apoptose Após Privação de Fator do Crescimento
Apoptose Mediada por Lesões do DNA

Degeneração Celular

          
           É uma alteração celular regressiva.Pode ser caracterizada pelo acúmulo intracelular anormal de uma determinada substância.Esse acúmulo pode ser gerado na aporte,formação,metabolismo ou na eliminação de um célula.Normalmente essas lesões degenerativas são classificadas de acordo com o acúmulo destas substâncias.Portanto,temos classificamente os seguintes acúmulos com as consequências degenerações.

*Água: Degeneração Hidrópica: É uma lesão celular reversível caracterizada pelo acúmulo de água e eletrólicos no interior da célula,tornando-se tumefeita,aumentando de volume.Esse essa degeneração por ser reversível quase sempre não traz consequências funcionais muto sérias,a não ser que seja muito intensa.
* Proteínas: Degeneração Hialina: É um acúmulo de material acidófico,vétreo,no interior da célula.Esse material acumulado é indiscutivelmente protéico,mas as alterações que levam ao seu acúmulo variam de caso para caso.
*Muco:Degeneração Mucóide: São conhecidas em duas condições: 1)Uma grande produção de muco pelas células mucíparas dos tratos digestivo e respiratório;2)Pela síntese exagerada de mucinas em adenomas e adenocarcinomas,as quais geralmente extravassam para o intertício e conferem ao mesmo aspecto de tecido mucóide.
*Triglicerídeos: Esteatose: É a desposição de gorduras neutras no citoplasma de células que normalmente não as armazenam.A lesão é comum no fígado,epitélio tubular renal e miocárdio. 
* Carboidratos: Glicogenoses: É caracterizado pelo acúmulo de glicogênio nas células do fígado,rins,músculos esqueléticos e coração e que têm como causa básica a deficiência de enzimas que atuam no processo de sua degradação.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lesão Celular

           A lesão celular acontece quando os límites da resposta adaptativa a um estímulo são ultrapassados,ou,em certos caso,quando a adaptação é impossível,sobrevém uma sequência de eventos.Ela pode ser de dois tipos:
Reversível -> É quando uma célula que sofre um determinado estímulo ao ser removido esse estímulo a célula volta ao seu estado normal,ou quando a célula acostuma com o estímulo. Ela ocorre sob diversas formas, dependendo do tipo, duração e intensidade da agressão e do tipo de célula lesada e do seu estado metabólico. Os dois principais tipos de lesão celular reversível são o edema celular e a esteatose.

 
Irrevérsivel -> É quando o estímulo é intenso e a célula não suporta,atingindo o seu "ponto sem retorno".Essa lesão está associada morfologicamente a tumeração intensa das mitocôndrias,lesão estensa das membranas plasmaticas e tumefação dos lisossomas.Um exemplo de lesão irrevésivel é a necros e apoptose. 

         As causas dessas lesões podem ser por agentes físicos,Quimícos,Infecciosos,Reações Imunológicas e por Desequilíbrio Nutricional. 

Afinal o que é Patologia???

           Patologia origina-se do grego ("Pathos"= sofrimento,doença; "Logia"=estudo). Conceitualmente,podemos dizer que é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinantes.
          Ela é voltada principalmente para o estudo das alterações estruturais e funcionais nas células,tecidos e órgãos que dão origem às doenças.Através de técnicas moleculares,microbiólogicas,imunológicas e morfológicas.Quando essas alterações não são compensadas podemos dizer que um indivíduo está doente.

          A patologia geral aborda as reações básicas das células e tecidos a estímulos anormais que geram todas as doenças.Existem quatro aspectos básicos de um processos mórbido que formam a cerne da patologia são:
Suas causas
Mecanismos
Alterações estruturais 
Alterações Morfológicas.